GAAF/SPO

O GAAF é um projeto escolar/social, promovido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), e que integra o Projeto Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – Projeto TEIP III, que intervém no Agrupamento Escolar como um serviço de apoio aos Alunos, Professores, Famílias e restante comunidade envolvente.

São objetivos do GAAF:

1. Promover condições psicossociopedagógicas que contribuam para a consolidação do sucesso escolar e pessoal da criança/jovem:

• promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais do aluno;

• desenvolver a motivação e a autoestima do aluno;

• apoiar e despertar o aluno para a valorização das suas capacidades e para a superação dos problemas quotidianos.

1. Diminuir e prevenir situações de risco:

• o abandono e o absentismo escolar,

• a violência escolar;

• situações que coloquem em causa a integridade física e emocional do aluno.

1. Promover a inter-relação entre os vários intervenientes Família/Escola/ Comunidade, como agentes participantes no processo de desenvolvimento socioeducativo:

• promover o envolvimento parental no percurso escolar do aluno;

• fomentar o trabalho em articulação com outros serviços/entidades da comunidade escolar.

A Equipa Técnica é constituída pelos seguintes membros:

• Educadora Social - Andreia Silva
  • Coordenadora do Projeto TEIP III - Marília Falcão
  • Representante do Ministério da Educação e Ciência na CPCJ de Pampilhosa da Serra - Laurinda Gonçalves
  • Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação - Joana Marta

Também são convidados a estar presentes nas reuniões de Equipa, a Mediadora do Projeto EPIS (Sílvia Marques), assim como, a Coordenadora/Técnica Superior de Serviço Social (Sandra Peixoto) e a Psicóloga (Vera Barata) do Projeto Trilhos Rur@l_idades-E5G.

Localização e Contactos:

Gabinete junto à Biblioteca Escolar

Email: gaaf@ae-escalada.pt

ATIVIDADES:

“GAAF PORTA ABERTA” (Atendimento permanente ao aluno, à família e ao Pessoal Docente e Não Docente)

- Apoio e acompanhamento aos alunos a diversos níveis (escolar, familiar e pessoal)

- Apoio às Famílias/Encarregados de Educação na resolução de problemas ao nível escolar, familiar e pessoal

- Apoio ao Pessoal Docente e Não Docente na intervenção com os alunos

(DES)ENVOLVE-TE!

- Intervenção com turmas a partir do 2º ciclo

- Programa de Competências Pessoais e Sociais – “Tudo começa por mim…” – com os alunos do 1º ciclo

- Atividade “O (Sub)Delegado de Turma como mediador!” (a partir do 2º ciclo)

(CON)VIVER!

- Atividades lúdico-pedagógicas/socioeducativas e na área de mediação de conflitos (durante os intervalos escolares e nos espaços sem componente letiva)

(IN)FORMA-TE!: atividades sobre ofertas formativas e áreas profissionais (com alunos e Encarregados de Educação)

Atividade “GAAF VOLUNTÁRIOS"

Atividade “TURMA+”

Ações e atividades de sensibilização com os alunos sobre diversas temáticas, incluindo atividades de educação para a saúde (colaboração no âmbito do P.E.S.)

Ações no âmbito da “Educação Parental” e de “Transição Escolar”

Trabalho concertado com a Direção do Agrupamento, os Diretores de Turma, os Professores Titulares de Turma, a Educadora de Infância e os restantes Professores

Trabalho em parceria com entidades/serviços de apoio interno e externo