GAAF/SPO

O GAAF é um projeto escolar/social, promovido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), e que integra o Projeto Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – Projeto TEIP III, que intervém no Agrupamento Escolar como um serviço de apoio aos Alunos, Professores, Famílias e restante comunidade envolvente.

São objetivos do GAAF:

1. Promover condições psicossociopedagógicas que contribuam para a consolidação do sucesso escolar e pessoal da criança/jovem:

• promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais do aluno;

• desenvolver a motivação e a autoestima do aluno;

• apoiar e despertar o aluno para a valorização das suas capacidades e para a superação dos problemas quotidianos.

1. Diminuir e prevenir situações de risco:

• o abandono e o absentismo escolar,

• a violência escolar;

• situações que coloquem em causa a integridade física e emocional do aluno.

1. Promover a inter-relação entre os vários intervenientes Família/Escola/ Comunidade, como agentes participantes no processo de desenvolvimento socioeducativo:

• promover o envolvimento parental no percurso escolar do aluno;

• fomentar o trabalho em articulação com outros serviços/entidades da comunidade escolar.

A Equipa Técnica é constituída pelos seguintes membros:

• Educadora Social - Andreia Silva
  • Coordenadora do Projeto TEIP III - Marília Falcão
  • Representante do Ministério da Educação e Ciência na CPCJ de Pampilhosa da Serra - Laurinda Gonçalves
  • Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação - Joana Marta

Também são convidados a estar presentes nas reuniões de Equipa, a Mediadora do Projeto EPIS (Sílvia Marques), assim como, a Coordenadora/Técnica Superior de Serviço Social (Sandra Peixoto) e a Psicóloga (Vera Barata) do Projeto Trilhos Rur@l_idades-E5G.

Localização e Contactos:

Gabinete junto à Biblioteca Escolar

Email: gaaf@ae-escalada.pt

ATIVIDADES:

“GAAF PORTA ABERTA” (Atendimento permanente ao aluno, à família e ao Pessoal Docente e Não Docente)

- Apoio e acompanhamento aos alunos a diversos níveis (escolar, familiar e pessoal)

- Apoio às Famílias/Encarregados de Educação na resolução de problemas ao nível escolar, familiar e pessoal

- Apoio ao Pessoal Docente e Não Docente na intervenção com os alunos

(DES)ENVOLVE-TE!

- Intervenção com turmas a partir do 2º ciclo

- Programa de Competências Pessoais e Sociais – “Tudo começa por mim…” – com os alunos do 1º ciclo

- Atividade “O (Sub)Delegado de Turma como mediador!” (a partir do 2º ciclo)

(CON)VIVER!

- Atividades lúdico-pedagógicas/socioeducativas e na área de mediação de conflitos (durante os intervalos escolares e nos espaços sem componente letiva)

(IN)FORMA-TE!: atividades sobre ofertas formativas e áreas profissionais (com alunos e Encarregados de Educação)

Atividade “GAAF VOLUNTÁRIOS"

Atividade “TURMA+”

Ações e atividades de sensibilização com os alunos sobre diversas temáticas, incluindo atividades de educação para a saúde (colaboração no âmbito do P.E.S.)

Ações no âmbito da “Educação Parental” e de “Transição Escolar”

Trabalho concertado com a Direção do Agrupamento, os Diretores de Turma, os Professores Titulares de Turma, a Educadora de Infância e os restantes Professores

Trabalho em parceria com entidades/serviços de apoio interno e externo

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/aeescala/public_html/app_code/layout.php on line 333