GAAF/SPO

Dia Internacional da Família:

/ckfinder/userfiles/files/dia%20int%20da%20fam%C3%ADlia.pdf

Concursos COVID - 19 no site CORONAKIDS

"A editora Ideias com História está a promover um concurso no site pedagógico CORONAKIDS  que desenvolve em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a que podem concorrer crianças, jovens e
adultos. O concurso apresenta as categorias de história e desenho, devendo os mesmos estar centrados na temática «viver em tempos de COVID-19»".

​«Uma história em tempos de COVID-19» - destinatários: qualquer pessoa até aos 12 anos de idade
«Um desenho em tempos de COVID-19» - destinatários: qualquer pessoa de qualquer idade

Prazo: As histórias e os desenhos devem ser enviados até dia 31 de maio 2020, inclusive.

Mais informações consultar https://www.coronakids.pt/concursos

INFORMAÇÃO

Segue uma breve informação acerca do IAC com quem o agrupamento tem um protocolo de colaboração. Esta informação reforça a disponibilidade do GAAF e do SPO para apoiar alunos e famílias, dando-se ainda a conhecer um nº de apoio do IAC.

/ckfinder/userfiles/files/apoio%20a%20divulgar%20no%20site.jpg

PROJETO - APRESENTAÇÃO

O GAAF é um projeto escolar/social, promovido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), e que integra o Projeto Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – Projeto TEIP III, que intervém no Agrupamento Escolar como um serviço de apoio aos Alunos, Professores, Famílias e restante comunidade envolvente.

São objetivos do GAAF:

1. Promover condições psicossociopedagógicas que contribuam para a consolidação do sucesso escolar e pessoal da criança/jovem:

• promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais do aluno;

• desenvolver a motivação e a autoestima do aluno;

• apoiar e despertar o aluno para a valorização das suas capacidades e para a superação dos problemas quotidianos.

1. Diminuir e prevenir situações de risco:

• o abandono e o absentismo escolar,

• a violência escolar;

• situações que coloquem em causa a integridade física e emocional do aluno.

1. Promover a inter-relação entre os vários intervenientes Família/Escola/ Comunidade, como agentes participantes no processo de desenvolvimento socioeducativo:

• promover o envolvimento parental no percurso escolar do aluno;

• fomentar o trabalho em articulação com outros serviços/entidades da comunidade escolar.

A Equipa Técnica é constituída pelos seguintes membros:

• Coordenadora do GAAF - Marília Falcão
  • Educadora Social - Andreia Silva
  • Coordenadora do Projeto TEIP III - Ângela Ramos
  • Representante do Ministério da Educação e Ciência na CPCJ de Pampilhosa da Serra - Laurinda Gonçalves
  • Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação - Joana Marta

Localização e Contactos:

Gabinete junto à Biblioteca Escolar

Email: gaaf@ae-escalada.pt

ATIVIDADES:

“GAAF PORTA ABERTA” (Atendimento permanente ao aluno, à família e ao Pessoal Docente e Não Docente)

- Apoio e acompanhamento aos alunos a diversos níveis (escolar, familiar e pessoal)

- Apoio às Famílias/Encarregados de Educação na resolução de problemas ao nível escolar, familiar e pessoal

- Apoio ao Pessoal Docente e Não Docente na intervenção com os alunos

(DES)ENVOLVE-TE!

- Intervenção com turmas a partir do 2º ciclo

- Programa de Competências Pessoais e Sociais – “Tudo começa por mim…” – com os alunos do 1º ciclo

- Atividade “O (Sub)Delegado de Turma como mediador!” (a partir do 2º ciclo)

(CON)VIVER!

- Atividades lúdico-pedagógicas/socioeducativas e na área de mediação de conflitos (durante os intervalos escolares e nos espaços sem componente letiva)

(IN)FORMA-TE!: atividades sobre ofertas formativas e áreas profissionais (com alunos e Encarregados de Educação)

Atividade “GAAF VOLUNTÁRIOS"

Atividade “TURMA+”

Ações e atividades de sensibilização com os alunos sobre diversas temáticas, incluindo atividades de educação para a saúde (colaboração no âmbito do P.E.S.)

Ações no âmbito da “Educação Parental” e de “Transição Escolar”

Trabalho concertado com a Direção do Agrupamento, os Diretores de Turma, os Professores Titulares de Turma, a Educadora de Infância e os restantes Professores

Trabalho em parceria com entidades/serviços de apoio interno e externo