PES

Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

No âmbito do projeto “ Promoção e Educação para a Saúde”, pretende-se promover a saúde no meio escolar e intervir de forma a criar condições para ouvir e conhecer os problemas dos Alunos, Pais e Professores, e facilitar o diálogo entre os vários protagonistas do processo educativo.

Assim, as escolas, para além dos trabalhos de transmissão de conhecimentos, devem, também, educar para os valores, promover a saúde e participar na formação cívica para que os alunos possam adquirir as competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia e responsabilidade.

Neste âmbito irão ser trabalhados/desenvolvidos os seguintes temas:

• Alimentação e Atividade Física;
  • Afetos e educação para a sexualidade;
  •  Violência em meio escolar;
  • Consumo de substâncias psicoativas.

Coordenador da Equipa:

Parcerias

Para a concretização deste projeto é necessário que a Equipa Promotora da Educação para a Saúde tenha a colaboração das seguintes entidades:

• Autarquia;
  • Centro de Saúde da Pampilhosa da Serra;
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação;
  • Direção do Agrupamento;
  • Assistentes Operacionais;
  • Professores e Educadores do Agrupamento;
  • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO);
  • Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF);
  • Associação de Estudantes;
  • Instituições ligadas à Saúde;
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
  • Escola Segura;
  • Bombeiros

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/aeescala/public_html/app_code/layout.php on line 333