Técnicos e Docentes

2018/2019

Critérios de seleção

Técnicos Especializados – Educador Social

Em conformidade com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho na redação em vigor, são critérios objetivos de seleção a seguir obrigatoriamente, para técnicos especializados:

a) Ponderação da Avaliação do Portefólio - 30%

b) Ponderação do Número de Anos de Experiência Profissional - 35%

c) Ponderação da Entrevista - 35%

A avaliação do portefólio visa confirmar a experiência e/ou os conhecimentos do candidato em áreas técnicas específicas, designadamente de natureza técnica, através da análise de uma coleção organizada de trabalhos que demonstrem as competências técnicas relacionadas com as funções a que se candidata.

Na avaliação do portefólio, serão atribuídas as seguintes subponderações.

1. Formação académica – 10%
  • Sem Licenciatura na área a contratar – 0 valores;
  • Licenciatura/Mestrado Integrado na área a contratar – 5 valores;
  • Pós-graduação na área a contratar –10 valores;
  • Mestrado ou Doutoramento na área a contratar – 15 valores;
  • Doutoramento na área a contratar. – 20 valores.

1. Experiência profissional na área a contratar (anos/dias de serviço em escolas públicas)-10%
  • Sem tempo de serviço – 0 valores;
  • De 0 até 1 ano – 5 valores;
  • De 1 até 2 anos – 10 valores;
  • De 2 até 4 anos – 15 valores;
  • 4 ou mais anos – 20 valores.

c) Formação Profissional (Horas de ações de formação na área a contratar, excluindo pós-graduações) - 10 %

• Sem horas de formação – 0 valores;
  • Entre 1 e 25 horas de formação – 5 valores;
  • Entre 26 e 49 horas de formação – 10 valores;
  • Entre 50 e 99 horas de formação – 15 valores;
  • Entre 100 a 150 horas de formação – 18 valores;
  • Mais de 150 horas de formação – 20 valores.

O portefólio terá obrigatoriamente, sob pena de exclusão do concurso, de ser enviado para o e-mail do agrupamento (direcao@ae-escalada.pt), dentro do prazo do concurso, e tem de conter dados comprovativos, nomeadamente no que diz respeito às habilitações académicas, formação profissional e experiência profissional.

O portefólio deve estar em formato PDF, tamanho A4, letra Arial, tamanho 12, espaço 1,5 e não deve exceder as 5 páginas. Da primeira página do portefólio deve constar apenas o nome completo, o número do candidato e o horário a que se candidata.

O número de anos (Dias de serviço indicados nas declarações/365) de experiência profissional na área (escolas/instituições públicas e/ou privadas) terá as seguintes ponderações:

• Sem experiência profissional – 0 valores
  • Até 2 anos – 5 valores;
  • De 2 até 4 anos – 10 valores;
  • De 4 até 6 anos – 15 valores;
  • De 6 até 8 anos – 18 valores;
  • 8 ou mais anos – 20 valores.

O n.º de anos de experiência profissional na área deverá ser comprovado através das declarações da entidade patronal e/ou dos contratos de emprego.

A entrevista de avaliação de competências visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências essenciais para o exercício da função.

Será avaliada segundo os níveis classificativos de Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente e Fraco, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores e terá as seguintes ponderações:

a) Conhecimento do Programa TEIP – 10%

b) Conhecimento do perfil do público-alvo – 10%

c) Perceção do papel a desempenhar – 10%

d) Capacidade de gestão do comportamento dos alunos – 5%

As entrevistas de avaliação de competências realizar-se-ão em data a divulgar na página eletrónica do agrupamento (http://www.ae-escalada.pt). Os candidatos selecionados serão igualmente convocados por e-mail.

A entrevista será dirigida por um júri, a nomear pelo diretor, composto pelos seguintes elementos:

a) Subdiretora que preside;

b) Adjunto do Diretor;

c) Docente a designar;

Cada entrevista terá a duração máxima de 20 minutos.

Será selecionado o candidato que obtiver a pontuação mais elevada resultante da fórmula:

0,35 x nº anos de experiência na área + 0,3 x portefólio + 0,35 x entrevista

Terminado o processo de seleção, as listas finais ordenadas serão divulgadas na página eletrónica do agrupamento.

Exclusão dos candidatos

Para além dos previstos na legislação em vigor, constituem motivos de exclusão:

1. o não cumprimento dos requisitos de admissão ao concurso;

2. o não envio do Portefólio para o endereço electrónico indicado, dentro do prazo referido;

3.  a falta de documentos comprovativos no portefólio que comprovem todas as declarações feitas;

4. a não comparência à entrevista, nos casos dos candidatos selecionados para o efeito.

Demais situações que possam ocorrer durante o procedimento de seleção dos candidatos serão objeto de análise e decisão por parte do júri responsável pelo concurso, e devidamente exaradas em ata.

O Diretor

João Pedro Costa

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/aeescala/public_html/app_code/layout.php on line 333