Outras Ofertas

Medidas de Promoção para o Sucesso

Porque a interioridade não tem de ser fatalmente sinónimo de desinvestimento, ou mesmo de desigualdade no acesso às oportunidades de sucesso, o Agrupamento está empenhado na realização de um trabalho pedagógico individualizado com vista à contínua melhoria dos resultados.

Deste modo, para além da oferta educativa obrigatória que consta do currículo nacional, esta Escola tem feito uma forte aposta na criação de medidas promotoras do sucesso escolar dos seus alunos. Estas medidas têm por princípio orientador a noção de que é necessário apoiar os que demonstram mais dificuldades, sem negligenciar aqueles que, tendo atingido um patamar satisfatório ou bom, têm capacidade e vontade de aperfeiçoar o seu desempenho. Este princípio, que é transversal aos 1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário, reflete bem a cultura de Escola. Na mesma linha, concretiza o respetivo Projeto Educativo, focalizado na valorização da Educação no desenvolvimento pessoal dos discentes.

Há disciplinas que têm dois professores na sala de aula, de forma a garantir uma resposta adequada aos diferentes ritmos de progresso na aprendizagem: Português, Inglês, Físico-Química e História (3º Ciclo). O Apoio ao Estudo, no 2º Ciclo, consagra disciplinas de diferentes áreas: Português, Inglês, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais.

Pretendemos proporcionar uma solução educativa que atenda a todas as necessidades das crianças e jovens que frequentam o Agrupamento, contrariando uma tendência comum em Portugal nas últimas décadas: a de dar prioridade apenas aos que apresentam mais impedimentos na aprendizagem do currículo.

Na prática, os alunos com percursos marcados pelo insucesso usufruem de apoio pedagógico dentro e fora da sala de aula. Os restantes podem frequentar voluntariamente espaços de desenvolvimento cognitivo e académico. As designações escolhidas para estes apoios não podiam ser mais sugestivas e apelativas, no reforço de que aprender mais não é um “castigo”, mas um prazer e uma oportunidade de crescimento.

Assim, no 1º Ciclo existe o SOS (Sala Oficina dos Saberes), para quem precisa de mais tempo e de apoio mais individualizado, e o SMS (Sala Mais Sucesso), dirigida aos que querem melhorar os seus resultados.

Os alunos dos 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário podem frequentar os SPA (Salas de Promoção de Aprendizagem) quando estão em condições de aperfeiçoar os seus conhecimentos, às disciplinas de Inglês e de Físico-Química, ou usufruem das ARA (Aulas de Recuperação de Aprendizagem).