Celebração do Aniversário da Declaração dos Direitos da Criança

Exposição “Missão Robô” – Escola livre de Ecrãs!

Para celebrar o aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, a Biblioteca Escolar, em parceria com a Associação “Mundos de Vida” e em articulação com os Docentes Titulares de Turma do 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Associação de Pais e Encarregados de Educação, desde o dia 21 de novembro, dinamizou várias atividades. Proporcionaram-se diversas atividades a partir da leitura, sensibilizando para os Direitos da Criança, que passou pela exploração da história “O Robô Voador”, que tinha uma missão especial, nomeadamente alertar dos perigos para a saúde das crianças e jovens, provocados pelo uso de ecrãs, remetendo para o Direito à Família e sua importância no desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, destacando-se palavras-chave como partilha, interajuda, solidariedade e convívio.

Esta data, também (re)conhecida como o “Dia do Pijama”, foi celebrada de forma muito entusiasta, no intervalo da manhã de dia 21 de novembro, ao som da música “O Robô perdeu o parafuso”, acompanhada de uma coreografia apresentada pelas crianças da Educação Pré-Escolar, que a todos encantou. De seguida, os alunos deram voz ao hino musical “Ninguém vai ficar de fora”, de Pedro Abrunhosa.

De modo a reforçar a sensibilização para os Direitos da Criança/Direitos Humanos, foi lançado, aos alunos do 1º Ciclo, o desafio da construção de um robô. Para a sua construção, teriam de ser utilizados materiais reciclados, com a missão de chamar à atenção de todos para o uso de ecrãs com moderação. Desta atividade resultou uma exposição, que decorreu até ao dia 8 de dezembro, e contou com o envolvimento e participação ativa dos Encarregados de Educação dos alunos do 1º Ciclo, tendo esta sido bastante apreciada por todos.

A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os Pais e Encarregados de Educação, à Associação de Pais e Encarregados de Educação e a todos os que contribuíram de forma generosa nas atividades propostas.