DIA EUROPEU DA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAL

O GAAF, o SPO, o Projeto PES, em articulação com a CPCJ local, organizaram um conjunto de ações, que decorreram entre 13 a 24 de novembro de 2023, com o objetivo de prevenir as aproximações abusivas junto das crianças e jovens.

A Educadora Social do GAAF e a Psicóloga Escolar dinamizaram um conjunto de sessões com as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo. Com o pré-escolar, explorou-se a história e o vídeo “Kiko e a Mão” (recursos da Campanha “UM em cada CINCO” – Conselho da Europa) e com os alunos do 1ºciclo realizou-se a leitura e a exploração de histórias alusivas à temática, algumas das quais do livro Abusos Sexuais Não!. Para finalizar, os alunos ainda elaboraram trabalhos expositivos – “Faço ou Não Faço” com as turmas do 1º e 2º anos, e “STOP à Violência Sexual” com os alunos do 3º e 4º anos.

A 15 de novembro, decorreram ações com as turmas do 5ºA, 5ºB, 6ºA e 7ºA, dinamizadas pela Psicóloga Marcela Lopes, da Associação DUECEIRA, a qual abordou diversos conceitos, entre os quais, “o que é uma relação saudável”, “maus tratos”, “o que é a violência e os vários tipos” e a “diferença entre uma relação saudável e uma relação abusiva”.

Os alunos demonstraram-se muito atentos e participativos, conseguindo identificar os sinais de alerta face a possíveis aproximações abusivas e o que fazer perante as mesmas.