“DIREITO(S) E LEI(S) – O QUE É QUE ISTO TEM A VER COMIGO?”

No dia 30 de janeiro de 2024, decorreu, na escola sede do Agrupamento, a ação “Direito(S) e Lei(S)”, dinamizada por Elementos da Equipa Técnica Regional do Centro Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – Dra. Mª de Fátima Gonçalves (Coordenadora da equipa) e Dra. Inês Coutinho.

Para esta acção, convidaram-se a estar presentes as turmas do 6º ao 10ºanos, uma vez que são constituídas por alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, e um dos objetivos centrais foi a abordagem à Lei Tutelar Educativa. Para além desta, foram apresentados aos alunos outros instrumentos fundamentais para o reconhecimento e a concretização dos direitos da criança (ex: a Lei de Proteção de Crianças e Jovens, o Estatuto do Aluno). Os alunos tiveram ainda oportunidade de consolidar ideias referentes aos atos considerados como infração disciplinar e qualificados como crime, tendo estas ideias ido ao encontro do dia que se assinalava – Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Esta ação resultou da articulação entre o GAAF/SPO, a CPCJ de Pampilhosa da Serra e a Associação de Pais e Encarregados de Educação.